sábado, 14 de março de 2009

Aplique seus conhecimentos


CICLO LÍTICO E LISOGÊNICO
Às vezes, o DNA viral se liga ao da bactéria e reproduz-se com ele a cada divisão da célula bacteriana, que mantém o seu metabolismo normal. Nesse estado, o vírus é chamado de pró-fago e não destrói a bactéria. Isso acontece porque um dos genes do vírus comanda a síntese de uma proteína repressora, que inibe os outros genes virais. Se houver alguma alteração nesse gene (uma mutação provocada por produtos químicos, raios ultravioleta,etc.), o pró-fago pode replicar-se e destruir a célula. O ciclo em que a célula é destruída chama-se lítico e os vírus que o provocam são chamados de líticos ou virulentos. Quando a célula é preservada, o ciclo é lisogênico e os vírus são chamados temperados OU não virulentos, A transformação de um CiClO LISOGÊNICO em LÍTICO recebe o nome de indução. Determinados tipos de câncer podem ser provocados por vírus que se ligam ao DNA humano. Embora portadores des­ses vírus em seu genoma, alguns indivíduos jamais manifestam a doença.

É PRECISO SER RESPONSÁVEL
Mesmo assintomático, um adulto soropositivo (AIDÉTICO) de­ve ser sexualmente responsável, uma vez que pode transmitir o vírus. Ele deve usar sempre camisinha ou pedir ao parceiro que use, além de avisar as pessoas que possam ter sido infectadas como resultado de relações sexuais ou do uso comum de agulhas. Deve também in­formar o seu médico e o seu dentista para garantir o melhor tratamento possível a si próprio e permitir que sejam tomadas precauções que protejam as outras pes­soas. Também não pode doar sangue, esperma ou ór­gãos.

DOENÇAS EMERGENTES
Febre alta, dores no corpo, vómitos, diarreia e hemorragias generalizadas nos órgãos e na pele; em cerca de dez días,a pessoa morre.Esse é o quadro da febre hemorrágica causada pelo vírus Ebola, transmitido de uma pessoa contaminada para outra pelo contato díreto com sangue, suor, saliva e sémen. Não há tratamento específico, mas, se as vítimas forem isoladas e man­tidas em condições higiénicas adequadas, a epidemia pode ser controlada.Ô Ebola, como o vírus da síndrome respiratória aguda grave (Sars), faz parte de um grupo de vírus que circulam em ani­mais ou populações humanas que vivem em áreas isoladas e que, com as viagens, podem se espalhar para outros locais. Por isso eles são chamados de emergentes (pois saem ou emergem de seu habitat natural).
VISITE O LINK


Relacione o conhecimento sobre o ciclo lisogênico e lítico com a necessidade do indivíduo soropositivo ser responsável. Discuta porque o vírus Ebola tem menos possibilidade de virar uma epidemia mundial como a AIDS.

Nenhum comentário: