quarta-feira, 23 de junho de 2010

Evolução - Archaeopteryx: ave ou dinossauro?





Observe os slides acima gina. O animal representado nas  ilustrações é famoso Archaeopteryx, uma ave primitiva (ou um pequeno dinossauro?) que tem ao mesmo tempo características dos dinossauros e das aves modernas. Por um lado, o Archaeopteryx tinha dentes, garras e uma longa cauda óssea, características dos répteis. Por outro lado, possuía asas e penas, exatamente como uma ave moderna. Os slides mostram um fóssil desse animal, encontrado na Alemanha em 1877.

O Archaeopteryx viveu há aproximadamente 150 milhões de anos, num período chamado Jurássico. Era um pouco maior que um pombo atual. É claro que ninguém viu um Archaeopteryx do modo como ele foi representado na primeira figura; o desenho é uma aproximação, uma reconstituição do animal, feita por entistas com base nos fósseis encontrados.

Fósseis como o do Archaeopteryx são ótimos argumentos contra as idéias fixistas. Na verdade, o estudo da anatomia dos répteis e das aves atuais já dava fortes indícios de que esses dois grupos estivessem aparentados. Assim, a descoberta de um animal do passado com características de ambos os grupos, que poderia ter sido um “elo intermediário” entre eles, ilustra bem o fato de que as espécies se transformam no decorrer da história da vida, além de confirmar a idéia de que muitos grupos atuais tiveram ancestrais comuns.

Atividade:
1.Segundo o texto, fósseis como o do Archaeopteryx são ótimos argumentos contra as idéias fixistas. Comente.
2. O que a descoberta relatada  representa para a teoria de que aves e répteis são grupos próximos, em termos evolutivos.